terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tem uma estrada no meu caminho

Faz pouco mais de um ano que eu pego estrada todo o dia para ir trabalhar. São mais ou menos 15km por trecho, na ida e na volta.

Tem gente que me pergunta: “Bah, tu pega estrada todo o dia?! Que dureza!” Eu concordaria com a maioria, se não fosse a estrada que eu pego.

Saio de Porto Alegre pela Ponte do Guaíba e uma bela paisagem de rios e vegetação começa a me acompanhar. Entro num transe tal que já abstraio os carroceiros e algumas favelas que ladeiam a estrada.

Em dia de sol, fica tudo ainda mais bonito. Minha cabeça vai longe, tão longe que tenho que me esforçar para retornar a Terra e ligar o pisca para entrar a direita no acesso ao meu destino final. Se tiver uma trilha sonora então, que dificuldade!

As vezes grudo o olho num barquinho que passa lá em baixo da ponte, é tão pitoresco, tão distante do meu mundo, fico pensando: que vida aquele cara leva, pra onde ele vai?

Mas muitas vezes a estrada só emoldura meus pensamentos voadores que vão das pendências do dia aos planos pro ano. Das memórias distantes às programações do final de semana.

A volta sempre é mais apressada, é a volta pra casa, a volta para a cidade, é a pressa de encontrar a minha pequena na escola....mas ainda serve pra olhar a cidade, muitas vezes emoldurada com uma luz linda, do sol refletindo nos prédios, a cabeça vai limpando das coisas do trabalho e se preparando pra voltar pra casa.

Fica aí a sugestão pra quem se desloca de um lado pro outro todo o dia, aproveite pra olhar pra rua e deixar a cabeça dar uma viajada.

Nenhum comentário: