Minha filhota é tema recorrente deste espaço. É que o dia a dia de uma criança é tão fértil e cheio de novidades que não tem um dia igual ao outro, é pauta certa e diversificada para qualquer um que preste atenção.
A minha mais velha (ahá, primeira vez que me refiro a ela assim), está com pouco mais de 4 anos e uma nova compulsão - ESCREVER!
Ela adora as letras, conhece todas, relaciona com imagens, palavras, sons. Usa o som para descrever os movimentos que faz com a caneta para conferir com a gente a grafia da letra antes de escrever. Assim, a letra "H" é desenhada no ar acompanhada de 3 assobios (para cada traço dado). O "B" ..."é aquele risco com 2 barrigas né mãe?" E assim por diante. Ela quer escrever tudo, saber como se escreve tudo. Pede que a gente escreva frases ditadas por ela para que ela possa copiar.
É cedo para ela se alfabetizar, mas como é uma curiosidade dela, vamos deixando que ela dê vazão, sem corrigir muito pra não perder o prazer.
Com a escrita, ela anda mais curiosa com as palavras...repetindo o que ouve por aí. As vezes alguns palavrões jogados no ar por nós saem da boca dela em momentos completamente inapropriados, mas outras vezes, são a melhor palavra para descrever o momento. PORRA!
Ontem ouvi duas pérolas novas: VINTE CASSETADAS, referindo-se ao quadro do Faustão e CHIQUETÉRMICAS! Essa última eu ADOREI! Tente adivinhar o que é "CHIQUETÉRMICA", você tem 10 segundos...10, 9..8...7...
Na explicação delas, são as mães que quando vão sair querem ficar "CHIQUETÉRMICAS", com salto alto, batom. Bem exibidas! Deu pra entender?? Quem dera fosse possível no inverno do sul alguém andar assim...CHIQUETÉRMICA, sem passar o frio do cão que a gente passa quando precisa caprichar na estica. Vai que ela lança tendência!
Eu adorei...vai pro dicionário, junto com:
Rômito (não precisa explicar o que é né?)
Eleforme: uniforme
Radinho: o Ipod
Guerra dos sexos em nova versão
Há 13 anos