terça-feira, 7 de abril de 2009

Mudança ou Renovação

Estamos dando a nossa cara para a casa nova. É um apartamento alugado, com alguns móveis de banheiro e cozinha. Adicionamos a eles os nossos próprios móveis, e agora, vamos dando um toque mais pessoal.

Agora sim, já sentimos como nossa casa!

O melhor de tudo é que por ser bem maior que a casa anterior, fica fácil acomodar as coisas, tudo cabe (exceto os meus sapatos que não sei onde eu escondia em Porto Alegre!) Só sei que já sinto falta daqui quando ficamos uns dias longe, fico querendo voltar pra casa.

Mais uma prova que mudar, na maioria das vezes, é pra melhor..mas porque será que o ser humano segue com tanto medo de mudança???

Achei um texto da Martha Medeiros onde ela fala sobre mudança. Não é nada assim tão profundo e filosófico, mas de forma prática ela deixa transparecer a renovação que as mudanças trazem pra gente. Quem sabe se ao invés de chamar de mudança, chamásemos de renovação, soasse menos ameaçador.

Aí vai uma parte do texto:

..." Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.A fonte da juventude chama-se mudança.

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.Olhe-se no espelho... "